segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

LER COM PROPÓSITO - O PROPÓSITO

por Inajá Martins de Almeida

Estamos no final do ano de 2015. Incrível acreditar, mas há pouco fazíamos planos para a virada do século e, percebam bem, já lá se vão quinze anos.

Em família estávamos - filho, pai, mãe e eu. Éramos os quatro na sala do apartamento, quando nos abraçávamos e comemorávamos a virada do século. Agora, século XXI, aguardávamos com paciência  e grande expectativa as realizações vindouras.

Computamos as horas. Contamos os dias. Ansiamos por  realizações em 365 dias disponíveis. Assim, passamos dias, meses, anos, séculos, milênios... e percebemos que tudo caminha. Não há como parar o relógio que o homem para si criou.

Eis que nesses quinze anos, parte minha mãe em 2004. O filho gradua-se Musicoterapeuta em 2005. Casa-se, com a também Musicoterapeuta, em 2006. Eu encontro, em 2007, aquele que viria ser meu companheiro de horas inesquecíveis - Élvio. Nasce minha neta Rafaela em 2008. Em 2010 iniciamos junto à RASC, projeto adolescentes aprendizes, dando a monitoria semanal. Ponte entre São Carlos, Araraquara e Limeira.   Meu pai falece em 2012. Em 2013 retomamos, Matilde e eu a confecção do Álbum das Bandas de Araras.

Acontecimentos esses mais marcantes e significativos para mim.  

É o propósito que se impõe às leituras. É o ato de ler com propósito que se engaja na dança das horas. No tempo que insiste em contar o tempo.

Breve leitura. Soma do conhecimento acumulado durante os anos de existência. E lá se vão 65, desde 1950.

Bom estar aqui. Pequeno refúgio numa tarde nublada e quente de São Carlos.

Nenhum comentário: